top of page

VISÃO

Ser referência e preferência na prestação de serviço de baixa e  média complexidade com assistência humanizada, qualificada e resolutiva com responsabilidade social.

MISSÃO

Manter o estado saudável dos nossos clientes, através da promoção de um atendimento integrado com foco na resolutividade, sustentabilidade e consequente controle de custos e do aprimoramento de nossa capacidade em transmitir este conceito para nossos clientes.

VALORES

Fé, Acolhida, Confiança, Compreensão, Ética, Esperança, Sensibilidade, Solidariedade, Respeito, Justiça, Fraternidade.

Nossa História

image.png
03.png
08.png
05.png
02.png
07.png
05.png
14.png
12.png
15.png

HOSPITAL E MATERNIDADE NOSSO SENHOR DOS PASSOS

UMA HISTÓRIA DE 76 ANOS

 

O Hospital e Maternidade Nosso Senhor dos Passos foi criado com a denominação de ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE DE CARIDADE NOSSO SENHOR DOS PASSOS, em 17 de abril de 1948, por pessoas da cidade e por proposta de Dr. Lourival Baptista, então médico clínico de São Cristóvão.

O hospital funcionou por alguns anos, e por falta de verbas terminou fechado e abandonado.

De 1969 a 1971 o idealizador do Hospital, Dr. Lourival Baptista, na época Governador do Estado, fez a restauração e reforma do hospital e alterou a razão social para HOSPITAL E MATERNIDADE NOSSO SENHOR DOS PASSOS.

Nesse período, as Irmãs Franciscanas: Fernanda e Rosa, com o patrocínio do Centro Social Santa Clara, deram seguimento a um ambulatório criado por uma americana Nancy, para atender as pessoas doentes da cidade. Fizeram treinamento com moças da cidade para atuarem como auxiliares de enfermagem. Deram cursos de primeiros socorros e faziam o atendimento à comunidade ao lado da Igreja São Francisco, onde hoje funciona o Museu de Arte Sacra.

No dia 01 de maio de 1972 o Hospital foi reaberto com a entrega da Direção aos Frades Franciscanos, e as Irmãs Franciscanas com sua equipe passaram a trabalhar no hospital, no qual funcionava a maternidade e o internamento.

O primeiro Presidente nessa nova fase do hospital foi Frei Afonso Shcomaker.

Foi feito um Convênio Com a Secretaria de Saúde Municipal para a cessão de 01 médico, um dentista, uma parteira, uma auxiliar de enfermagem, duas auxiliares de ambulatório, uma servente, e um guarda sanitário, por um ano. Nessa época o hospital tinha apenas 08 leitos.

O médico que assumiu todo o atendimento do hospital nessa época foi Dr. Manoel Leal (in memorian). O prefeito Paulo Correia, colocou uma ambulância à disposição do hospital.

No Mês de junho desse ano o hospital realizou 27 partos normais. Ainda nesse mês foi firmado Convênio com o IPES.

Frei Lino que ocupava o cargo de Tesoureiro do hospital. Em 1973 fez doação de: um aspirador de sangue; 2.500 cruzeiros para construção da lavanderia; e de onze berços adquiridos no Hospital Português de Salvador - Ba e construiu o ambulatório com a ajuda da Alemanha, e o hospital passou a atender consultas médicas na área de clinica médica, pediatria e ginecologia.

O hospital teve o reconhecimento de utilidade pública municipal e Estadual em 1975.

Em 1978 na Presidência de Frei Aniceto, o tesoureiro Frei Lino, mais uma vez com a ajuda da Alemanha, construiu a pediatria.

Em 1982 assumiu a Presidência Frei Martinho que ficou até 1993.

Em 1984 o Hospital celebrou convênio com o antigo INAMPS. De 1985 a 1988 o hospital passou por uma grande crise financeira, com a perda de verbas oriundas das AIH (Autorização de Internamento Hospitalar), que cobriam as despesas com o internamento dos pacientes. No entanto, apesar da crise, não parou o atendimento às pessoas carentes, sempre contando com a ajuda dos frades franciscanos.

Em 1989  foi implantado o Laboratório de análises clínicas.

Em meados de 1990 foi implantado o Pronto Atendimento (urgência) que a partir dessa data passou a funcionar para atender a demanda dos pacientes com casos urgentes de saúde.

Em 16 de dezembro de 1991 o hospital foi reconhecido de utilidade pública Federal, e aumentou o número de leitos, porém entrou em novo período de crise financeira.

Em 1991 foi feita a ampliação do laboratório e em meados de 1992, o hospital recuperou sua capacidade financeira e voltou a crescer.

Começou em 1993 a reforma das Enfermarias e pintura de todo hospital.

Em 15 de setembro de 1993 inaugura o Centro Cirúrgico e é realizada a primeira cirurgia do hospital. Nesse ano o hospital contava com 100 leitos, 98 funcionários e 18 médicos.

Em 1996 assumiu a presidência Ir. Palmira Gonçalves.

Em 1997 assumiu a administração financeira Marcos Guilherme.

De 1999 a 2002 assumiu a presidência o administrador financeiro Marcos Guilherme.

Em 2004 o Hospital recebeu uma doação de equipamentos no valor de R$500.000,00.

Em 2007 assume a presidência, Magna Barroso e nesse mesmo ano o Deputado Vanderlê solicita a reforma do hospital ao Governador e ao Secretário Estadual de Saúde.

Em 2009, Magna Barroso foi reeleita.

A partir de 2007 o hospital passou por uma reorganização administrativa. Foram contratados: médicos, enfermeiras, farmacêutico, bioquímico; foram pagas as dívidas em atraso, regularizado o pagamento dos salários dos funcionários, passando a pagar rigorosamente em dias, foi contratada uma empresa de consultoria, contabilidade e assistência jurídica, foi comprado: carro uno mille 0 km; computadores; nobreak; aparelhos para o laboratório; máquina de xerox; aparelhos de ar condicionado; ventiladores; fogão, geladeira; máquina de lavar; biômetro; câmeras; alarme; cerca elétrica entre outros.

Foi feita a Reformulação do Estatuto do Hospital, adequando-o às novas legislações e criado o Regimento Interno do Hospital; foi Implantado um sistema de gestão hospitalar.

Com o hospital em reforma, foi necessário alugar duas casas para o funcionamento provisório da urgência e setor administrativo, ficando as internações suspensas até a reinauguração do hospital.

Em 07/12/2012 assume a presidência Marcos Santana

Em 15 de abril de 2013 o hospital foi reaberto parcialmente, funcionando apenas urgência, laboratório, administrativo e nutrição enquanto aguardava a conclusão da obra, que se deu em 2015.

Foi feito um convênio com a SES para a cessão de um Co-Gestor para o hospital.

Conseguiu com o Deputado Federal Márcio Macedo uma emenda parlamentar de R$ 200.000,00 (duzentos mil reais) para o hospital.

Conseguiu com o Governo todo o mobiliário para o hospital.

Participou de várias reuniões com governador e Secretário de Saúde para solicitar a conclusão e entrega definitiva do hospital.

Fez um empréstimo na Caixa Econômica para resolver pendências financeiras do hospital.

Instituiu a prestação de contas mensal, com a entrega de balancetes aos Conselheiros Fiscais do Hospital, ao Juiz e Promotor da Cidade.

Em 11/04/2014 licença do Presidente para candidatar-se a Deputado Federal.

Em 12/04/2014 assume a Presidência do Hospital o vice João Garcez.

Envia ofício para UNIT buscando parcerias.

Enviou ofício para a Prefeita Rivanda Batalha, solicitando convênio com o Hospital.

Participa de reunião na SES para tratar da Renovação do Contrato do Hospital.

Conseguiu a ajuda do Deputado Estadual Francisco Gualberto para agilizar a renovação do contrato e o aumento do repasse.

Como medida de economia fez demissões, revogou contratos, reduziu valores de outros, negociou e parcelou dívidas encontradas.

Em 25 de agosto de 2014 o Presidente em exercício renuncia e assume Maria José Santana, interinamente.

Em setembro de 2014 a situação financeira do Hospital já estava equilibrada.

Em 10 de outubro de 2014 Marcos Santana reassume a Presidência.

Em agosto de 2015 conseguiu que a contratualização do hospital aumentasse de 115 mil reais para 400 mil reais.

Em 01/08/2015 com recursos da Emenda Parlamentar, adquire 05 camas, 02 aparelhos de ECG, 01 Ventilador Pulmonar Neonatal, 01 Calandra e 01 Secadora para a Lavanderia, 02 Estufas para o Laboratório, e 02 Oxímetros. E com recursos próprios, adquire 01 Microscópio para o Laboratório, 01 Freezer para a Nutrição.

Conseguiu na SES: 01 Autoclave, 01 Aparelho de Raio X, 02 Computadores e outros mobiliários.

Conseguiu com a Petrobrás a doação de 10 computadores usados.

Com recursos próprios construiu a Subestação do Hospital no valor de 250 mil reais.

Em 27/03/2015 o Deputado Federal João Daniel destinou 700 mil de Emenda Parlamentar sendo 200 mil para equipamentos e 500 mil para custeio.

Em 09/01/2016 o Presidente Marcos Santana é reeleito.

Consegue com o Deputado Fábio Reis uma emenda parlamentar de 400 mil reais para equipamentos.

Contrata a ex-secretária estadual de saúde , Joélia para consultora do Hospital.

Em 01/06/2016 pede licença para concorrer ao cargo de prefeito da cidade.

Assume a Presidência Paulo Santana e nomeia Magna Barroso assessora da Presidência para administrar o hospital.

Nesse período foi criado o NIR ( Núcleo Interno de Regulação).

Reorganização financeira e administrativa do Hospital.

Em 14/03/2017 Magna Barroso entrega o cargo de Assessora se afasta da Administração do hospital e  apresenta o Relatório de Atividades realizadas em seu período de Assessoria e o Plano Estratégico para 2017.

Assume a assessoria Paulo Júnior.

Em 20/08/2017 nova Reformulação do Estatuto.

12/01/2018 início do Processo Licitatório para adquirir equipamentos para o hospital.

Fez um acordo com a SES para realizar cirurgia em parceria com o HUSE em nosso Centro Cirúrgico.

Adquiriu equipamentos para o hospital com verba de emenda parlamentar.

Em 04/01/2018 assume a Presidência, João Rosa.

Em 05/02/2018 foi cedido em Assembleia Geral um terreno do hospital para o Estado.

Fez empréstimo de 500 mil reais na Caixa Econômica para resolver problemas financeiros do hospital

Em 13/05/2018 o presidente renuncia e assume o vice José Lucio.

Começa a reorganizar financeiramente o hospital.

Assina novo contrato com a SES no valor de 601 mil reais.

Celebra contrato de estágio com a Faculdade Estácio de Sá.

Faz reuniões com prefeito e Secretária Municipal de Saúde buscando ajuda para o hospital.

Em 08/11/2018 toda a Diretoria renuncia, é feita uma eleição para uma Diretoria Provisória.

Em 12/11/2019- assume mais uma vez Magna Barroso.

Começa a reorganizar financeira e administrativamente mais uma vez o hospital.

Coloca em dias os salários dos colaboradores, paga a todos os fornecedores em atraso, paga impostos e taxas em atraso, parcelando alguns impostos.

Adquiriu mobiliários, aparelhos, equipamentos médicos, equipamentos para escritório, maquinários, carro 0 Km, utensílios para a nutrição, higienização, lavanderia e setor de manutenção, equipamentos para escritório.

Forneceu roupa privativa e EPI para todos colaboradores, com ajuda da comunidade pintou todo o hospital, organizou o arquivo morto, consertou o calçamento do hospital, trocou lâmpadas por led, para economizar energia.

Atualizou a licença dos Bombeiros, adequou o hospital conforme exigências da Vigilância Sanitária e  fez contratos com empresas para manutenção de equipamentos e aparelhos. Conserto e manutenção na rede elétrica.

Manutenção continuada em todo o hospital. Dedetização do hospital, manutenção dos extintores, curso de Brigadista para os colaboradores, conserto do telhado e bicas, treinamentos com todas as equipes, orientações e reuniões para aprimoramento dos serviços, tratativas para restabelecer o sistema Med Saúde em todos os setores, procurando dar maior eficiência e eficácia aos processos.

Participa junto com a Diretora Geral de reuniões, no Huse, Sigau, SES, Atenção Básica, Regulação, Hospitalar, etc.

bottom of page