VISÃO
Ser referência e preferência na prestação de serviço de baixa e média complexidade com assistência humanizada, qualificada e resolutiva com responsabilidade social.
MISSÃO
Manter o estado saudável dos nossos clientes, através da promoção de um atendimento integrado com foco na resolutividade, sustentabilidade e consequente controle de custos e do aprimoramento de nossa capacidade em transmitir este conceito para nossos clientes.

VALORES
Fé, Acolhida, Confiança, Compreensão, Ética, Esperança, Sensibilidade, Solidariedade, Respeito, Justiça, Fraternidade.
Nossa História










HOSPITAL E MATERNIDADE NOSSO SENHOR DOS PASSOS
UMA HISTÓRIA DE 76 ANOS
O Hospital e Maternidade Nosso Senhor dos Passos foi criado com a denominação de ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE DE CARIDADE NOSSO SENHOR DOS PASSOS, em 17 de abril de 1948, por pessoas da cidade e por proposta de Dr. Lourival Baptista, então médico clínico de São Cristóvão.
O hospital funcionou por alguns anos, e por falta de verbas terminou fechado e abandonado.
De 1969 a 1971 o idealizador do Hospital, Dr. Lourival Baptista, na época Governador do Estado, fez a restauração e reforma do hospital e alterou a razão social para HOSPITAL E MATERNIDADE NOSSO SENHOR DOS PASSOS.
Nesse período, as Irmãs Franciscanas: Fernanda e Rosa, com o patrocínio do Centro Social Santa Clara, deram seguimento a um ambulatório criado por uma americana Nancy, para atender as pessoas doentes da cidade. Fizeram treinamento com moças da cidade para atuarem como auxiliares de enfermagem. Deram cursos de primeiros socorros e faziam o atendimento à comunidade ao lado da Igreja São Francisco, onde hoje funciona o Museu de Arte Sacra.
No dia 01 de maio de 1972 o Hospital foi reaberto com a entrega da Direção aos Frades Franciscanos, e as Irmãs Franciscanas com sua equipe passaram a trabalhar no hospital, no qual funcionava a maternidade e o internamento.
O primeiro Presidente nessa nova fase do hospital foi Frei Afonso Shcomaker.
Foi feito um Convênio Com a Secretaria de Saúde Municipal para a cessão de 01 médico, um dentista, uma parteira, uma auxiliar de enfermagem, duas auxiliares de ambulatório, uma servente, e um guarda sanitário, por um ano. Nessa época o hospital tinha apenas 08 leitos.
O médico que assumiu todo o atendimento do hospital nessa época foi Dr. Manoel Leal (in memorian). O prefeito Paulo Correia, colocou uma ambulância à disposição do hospital.
No Mês de junho desse ano o hospital realizou 27 partos normais. Ainda nesse mês foi firmado Convênio com o IPES.
Frei Lino que ocupava o cargo de Tesoureiro do hospital. Em 1973 fez doação de: um aspirador de sangue; 2.500 cruzeiros para construção da lavanderia; e de onze berços adquiridos no Hospital Português de Salvador - Ba e construiu o ambulatório com a ajuda da Alemanha, e o hospital passou a atender consultas médicas na área de clinica médica, pediatria e ginecologia.
O hospital teve o reconhecimento de utilidade pública municipal e Estadual em 1975.
Em 1978 na Presidência de Frei Aniceto, o tesoureiro Frei Lino, mais uma vez com a ajuda da Alemanha, construiu a pediatria.
Em 1982 assumiu a Presidência Frei Martinho que ficou até 1993.
Em 1984 o Hospital celebrou convênio com o antigo INAMPS. De 1985 a 1988 o hospital passou por uma grande crise financeira, com a perda de verbas oriundas das AIH (Autorização de Internamento Hospitalar), que cobriam as despesas com o internamento dos pacientes. No entanto, apesar da crise, não parou o atendimento às pessoas carentes, sempre contando com a ajuda dos frades franciscanos.
Em 1989 foi implantado o Laboratório de análises clínicas.
Em meados de 1990 foi implantado o Pronto Atendimento (urgência) que a partir dessa data passou a funcionar para atender a demanda dos pacientes com casos urgentes de saúde.
Em 16 de dezembro de 1991 o hospital foi reconhecido de utilidade pública Federal, e aumentou o número de leitos, porém entrou em novo período de crise financeira.
Em 1991 foi feita a ampliação do laboratório e em meados de 1992, o hospital recuperou sua capacidade financeira e voltou a crescer.
Começou em 1993 a reforma das Enfermarias e pintura de todo hospital.
Em 15 de setembro de 1993 inaugura o Centro Cirúrgico e é realizada a primeira cirurgia do hospital. Nesse ano o hospital contava com 100 leitos, 98 funcionários e 18 médicos.
Em 1996 assumiu a presidência Ir. Palmira Gonçalves.
Em 1997 assumiu a administração financeira Marcos Guilherme.
De 1999 a 2002 assumiu a presidência o administrador financeiro Marcos Guilherme.
Em 2004 o Hospital recebeu uma doação de equipamentos no valor de R$500.000,00.
Em 2007 assume a presidência, Magna Barroso e nesse mesmo ano o Deputado Vanderlê solicita a reforma do hospital ao Governador e ao Secretário Estadual de Saúde.
Em 2009, Magna Barroso foi reeleita.
A partir de 2007 o hospital passou por uma reorganização administrativa. Foram contratados: médicos, enfermeiras, farmacêutico, bioquímico; foram pagas as dívidas em atraso, regularizado o pagamento dos salários dos funcionários, passando a pagar rigorosamente em dias, foi contratada uma empresa de consultoria, contabilidade e assistência jurídica, foi comprado: carro uno mille 0 km; computadores; nobreak; aparelhos para o laboratório; máquina de xerox; aparelhos de ar condicionado; ventiladores; fogão, geladeira; máquina de lavar; biômetro; câmeras; alarme; cerca elétrica entre outros.
Foi feita a Reformulação do Estatuto do Hospital, adequando-o às novas legislações e criado o Regimento Interno do Hospital; foi Implantado um sistema de gestão hospitalar.
Com o hospital em reforma, foi necessário alugar duas casas para o funcionamento provisório da urgência e setor administrativo, ficando as internações suspensas até a reinauguração do hospital.
Em 07/12/2012 assume a presidência Marcos Santana
Em 15 de abril de 2013 o hospital foi reaberto parcialmente, funcionando apenas urgência, laboratório, administrativo e nutrição enquanto aguardava a conclusão da obra, que se deu em 2015.
Foi feito um convênio com a SES para a cessão de um Co-Gestor para o hospital.
Conseguiu com o Deputado Federal Márcio Macedo uma emenda parlamentar de R$ 200.000,00 (duzentos mil reais) para o hospital.
Conseguiu com o Governo todo o mobiliário para o hospital.
Participou de várias reuniões com governador e Secretário de Saúde para solicitar a conclusão e entrega definitiva do hospital.
Fez um empréstimo na Caixa Econômica para resolver pendências financeiras do hospital.
Instituiu a prestação de contas mensal, com a entrega de balancetes aos Conselheiros Fiscais do Hospital, ao Juiz e Promotor da Cidade.
Em 11/04/2014 licença do Presidente para candidatar-se a Deputado Federal.
Em 12/04/2014 assume a Presidência do Hospital o vice João Garcez.
Envia ofício para UNIT buscando parcerias.
Enviou ofício para a Prefeita Rivanda Batalha, solicitando convênio com o Hospital.
Participa de reunião na SES para tratar da Renovação do Contrato do Hospital.
Conseguiu a ajuda do Deputado Estadual Francisco Gualberto para agilizar a renovação do contrato e o aumento do repasse.
Como medida de economia fez demissões, revogou contratos, reduziu valores de outros, negociou e parcelou dívidas encontradas.
Em 25 de agosto de 2014 o Presidente em exercício renuncia e assume Maria José Santana, interinamente.
Em setembro de 2014 a situação financeira do Hospital já estava equilibrada.
Em 10 de outubro de 2014 Marcos Santana reassume a Presidência.
Em agosto de 2015 conseguiu que a contratualização do hospital aumentasse de 115 mil reais para 400 mil reais.
Em 01/08/2015 com recursos da Emenda Parlamentar, adquire 05 camas, 02 aparelhos de ECG, 01 Ventilador Pulmonar Neonatal, 01 Calandra e 01 Secadora para a Lavanderia, 02 Estufas para o Laboratório, e 02 Oxímetros. E com recursos próprios, adquire 01 Microscópio para o Laboratório, 01 Freezer para a Nutrição.
Conseguiu na SES: 01 Autoclave, 01 Aparelho de Raio X, 02 Computadores e outros mobiliários.
Conseguiu com a Petrobrás a doação de 10 computadores usados.
Com recursos próprios construiu a Subestação do Hospital no valor de 250 mil reais.
Em 27/03/2015 o Deputado Federal João Daniel destinou 700 mil de Emenda Parlamentar sendo 200 mil para equipamentos e 500 mil para custeio.
Em 09/01/2016 o Presidente Marcos Santana é reeleito.
Consegue com o Deputado Fábio Reis uma emenda parlamentar de 400 mil reais para equipamentos.
Contrata a ex-secretária estadual de saúde , Joélia para consultora do Hospital.
Em 01/06/2016 pede licença para concorrer ao cargo de prefeito da cidade.
Assume a Presidência Paulo Santana e nomeia Magna Barroso assessora da Presidência para administrar o hospital.
Nesse período foi criado o NIR ( Núcleo Interno de Regulação).
Reorganização financeira e administrativa do Hospital.
Em 14/03/2017 Magna Barroso entrega o cargo de Assessora se afasta da Administração do hospital e apresenta o Relatório de Atividades realizadas em seu período de Assessoria e o Plano Estratégico para 2017.
Assume a assessoria Paulo Júnior.
Em 20/08/2017 nova Reformulação do Estatuto.
12/01/2018 início do Processo Licitatório para adquirir equipamentos para o hospital.
Fez um acordo com a SES para realizar cirurgia em parceria com o HUSE em nosso Centro Cirúrgico.
Adquiriu equipamentos para o hospital com verba de emenda parlamentar.
Em 04/01/2018 assume a Presidência, João Rosa.
Em 05/02/2018 foi cedido em Assembleia Geral um terreno do hospital para o Estado.
Fez empréstimo de 500 mil reais na Caixa Econômica para resolver problemas financeiros do hospital
Em 13/05/2018 o presidente renuncia e assume o vice José Lucio.
Começa a reorganizar financeiramente o hospital.
Assina novo contrato com a SES no valor de 601 mil reais.
Celebra contrato de estágio com a Faculdade Estácio de Sá.
Faz reuniões com prefeito e Secretária Municipal de Saúde buscando ajuda para o hospital.
Em 08/11/2018 toda a Diretoria renuncia, é feita uma eleição para uma Diretoria Provisória.
Em 12/11/2019- assume mais uma vez Magna Barroso.
Começa a reorganizar financeira e administrativamente mais uma vez o hospital.
Coloca em dias os salários dos colaboradores, paga a todos os fornecedores em atraso, paga impostos e taxas em atraso, parcelando alguns impostos.
Adquiriu mobiliários, aparelhos, equipamentos médicos, equipamentos para escritório, maquinários, carro 0 Km, utensílios para a nutrição, higienização, lavanderia e setor de manutenção, equipamentos para escritório.
Forneceu roupa privativa e EPI para todos colaboradores, com ajuda da comunidade pintou todo o hospital, organizou o arquivo morto, consertou o calçamento do hospital, trocou lâmpadas por led, para economizar energia.
Atualizou a licença dos Bombeiros, adequou o hospital conforme exigências da Vigilância Sanitária e fez contratos com empresas para manutenção de equipamentos e aparelhos. Conserto e manutenção na rede elétrica.
Manutenção continuada em todo o hospital. Dedetização do hospital, manutenção dos extintores, curso de Brigadista para os colaboradores, conserto do telhado e bicas, treinamentos com todas as equipes, orientações e reuniões para aprimoramento dos serviços, tratativas para restabelecer o sistema Med Saúde em todos os setores, procurando dar maior eficiência e eficácia aos processos.
Participa junto com a Diretora Geral de reuniões, no Huse, Sigau, SES, Atenção Básica, Regulação, Hospitalar, etc.